A construção dessa forma verbal é muito semelhante ao português. A exemplo do que acontece no nosso idioma, usamos o verbo estar (to be) para indicar a ação do verbo principal na frase.
É importante lembrar que o to be deve sempre concordar com o sujeito, como no exemplo a seguir:
We are studying English now.
Reparem na estrutura em itálico. Usamos o verbo to be (are) concordando com o sujeito (we) e o verbo principal (study) acrescido de -ing (studying), indicando uma ação que está acontecendo agora (now).
Como quem concorda com o sujeito é o to be, além da afirmativa, a negativa e a interrogativa também devem seguir a sua conjugação.
A: We are studying English now.
N: We aren't studying English now.
I: Are we studying English now?
Na terceira pessoa do singular fica assim:
A: He is working at the moment.
N: He isn't working at the moment.
I: Is he working at the moment?
Uma coisa importantíssima é a pronúncia. O verbo principal, aquele com o -ing, continua a ser pronunciado exatamente do mesmo jeito de quando ele está no infinitivo (sem conjugação). Por causa disso, há algumas regrinhas simples a serem observadas.
Verbos curtos (1 sílaba) terminados em Consoante / Vogal / Consoante (CVC) têm a sua última consoante dobrada antes do -ing. Exemplos: run/running, shop/shopping etc.
Verbos terminados em e, como essa letra não é lida ao final das palavras em inglês, perdem o e e acrescentam simplesmente -ing. Exemplos: dance/dancing, come/coming etc.
Alguns verbos, como o caso do verbo to lie se transformam para manter a pronúncia: lying.
Essa é a explicação básica da utilização e conjugação do Present Continuous. Espero que tenham entendido!
Não deixem de estudar e entrar no nosso site e de curtir a nossa fanpage no Facebook.
Nenhum comentário:
Postar um comentário